Etiquetas

Terminou a segunda série da Comunidade de Leitores da Almedina, do Arrábida Shopping. Uma experiência que voltou a ser inesquecível, carregada de ensinamentos e de ampliação de horizontes. O mérito não é meu. Foram os autores, os seus livros, as paixões, curiosidades ou controvérsias que despertaram a receita de sucesso destas duas séries, por onde passaram, entre outros, valter hugo mãe, João Tordo, Alice Vieira, Rui Zink, Patrícia Reis, Rui Tavares, Inês Pedrosa, Maria do Rosário Pedreira, Germano Silva, Hélder Pacheco ou Alexandra Lucas Coelho. Foram também os leitores, membros activos da Comunidade, que deram substância a muitas tertúlias. Todos nos mantivemos fiéis ao propósito inicial: partir dos livros, da literatura e dos seus temas, para conversas e reflexões sobre a vida e a sociedade. Sem tabus nem preconceitos.

Discutimos o fim de Portugal, a desertificação, a arquitectura, a infância, a escola, a universidade, o feminismo, o jornalismo, o Porto e Lisboa, a política, a América, as guerras, o amor, a morte, o sexo, as conspirações, a liberdade, as escritas e os escritores e eu sei lá que mais…Houve consensos, picardias, contradições. Risotas e lágrimas. A vida, enfim, tal como ela é, aconteceu num cantinho da Almedina, todos os sábados. E isso, em grande parte, também se deve ao Miguel Gonçalves e à dedicação dos funcionários da livraria que ajudaram a tornar estes momentos mais íntimistas e cúmplices.

Neste momento, não está prevista uma terceira série. Tudo dependerá, porém, de conversas que irão fazer o seu caminho. Por agora, é tempo de marcarmos o nosso jantar, antes das férias. Porque nem só a poesia é para comer…

About these ads